Bahia Orquestral

“Bahia Orquestral” destaca colaborações sonoras, visuais e pessoais da Orquestra Juvenil da Bahia, o mais avançado grupo do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - NEOJIBA, um programa do Governo do Estado da Bahia criado em 2007 e pioneiro no Brasil, inspirado no “El Sistema” venezuelano.

Gravado entre 8 e 10 de abril de 2013 no palco principal do Teatro Castro Alves, com uma sessão para convidados na última noite, este é o primeiro DVD de uma orquestra sinfônica baiana gravado em condições profissionais de estúdio. “Bahia Orquestral” é uma orquestra sinfônica com músicos de 13 a 27 anos tocando obras do repertório orquestral tradicional, do contemporâneo baiano e da música popular brasileira; é um jovem maestro acompanhando de memória, com autoridade e paixão, um solista de renome internacional, regente fundador da orquestra e diretor geral do NEOJIBA; é um grande nome da música popular brasileira como solista de sua própria composição, que evolui para uma ”Jam session”; é um renomado “spalla” alemão liderando uma obra prima norte americana para orquestra de cordas; é uma orquestra que se diverte e dança tocando um arranjo de um colega para um conhecido tema popular; é  uma “orkestra” convidada que se junta à orquestra anfitriã, sem maestro, para uma versão do Bolero de Ravel com ritmos afros baianos; é o “Aprende quem Ensina”, lema do NEOJIBA; é um VJ criando imagens performáticas em tempo real... Enfim, é uma amostra das ricas experiências e extraordinárias colaborações que a juventude orquestral na Bahia de 2013 vivencia frequentemente, depois de 5 anos e meio de intenso trabalho e dedicação.
Através deste trabalho inédito o NEOJIBA contribui para divulgar uma nova imagem da juventude musical baiana e inspirar crianças e jovens. Agradecemos a todos que proporcionaram a realização desta experiência inesquecível, em especial aos músicos que deram vida às notas musicais com generosidade e competência.

Ficha técnica

Programa

Loading...
Loading...