Convidados

César Camargo Mariano (piano)

pianista2Hoje é um dos músicos brasileiros mais admirados em todo o mundo. Autodidata, no início dos anos 60, formou dois dos mais importantes trios da época: “Sambalanço Trio” e “Som Três”. Lançou mais de 30 discos em 50 anos de carreira. É também frequentemente convidado como solista de grandes orquestras, como The London Royal Philharmonic e Tokyo Symphony Chamber. Entre vários prêmios nacionais e internacionais, Cesar Camargo Mariano recebeu, em 2006, o Grammy especial a excelência musical, Lifetime Achievement Latin Grammy Award.

 

Markus Däunert (violino)

markus-daunert-300Atuou como concertino da Orquestra de Câmara Mahler, entre 1997 e 2005, com os maestros Claudio Abbado, Bernard Haitink, Sir Simon Rattle e Daniel Harding. É membro fundador da Orquestra de Câmara Mahler. Desde 2005 atua regularmente como líder convidado com a Leipzig Gewandhaus Orchestra e no Ensemble Modern de Frankfurt. Toca regularmente na Lucerna Festival Orchestra e atualmente é professor na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt am Main, na Alemanha, e da Academia De Sono em Turim, Itália. É preparador regular dos naipes de violinos do Schleswig-Holstein Musikfestival, Simón Bolívar Youth Orchestra, Orquestra Jovem das Américas, entre outras. Tocou como solista com várias orquestras, como a Orquestra da Ópera de Berlim. Apresentou-se em grandes festivais como o Salzburger Festspiele, Wiener Festwochen, London Proms, entre outros. Gravou vários CDs e DVDs para a Deutsche Grammophon, EMI, Decca, SONY e Virgin Classics. Realizou turnês pela Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul.

 

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz

letieresleiteLetieres Leite tem suas raízes fincadas em solo soteropolitano e seus galhos flutuando pela contemporaneidade das criações universais. Participou da orquestra afro-brasileira do colégio Severino Vieira, depois ingressou na Escola de Belas Artes da UFBA e em paralelo dedicou-se ao estudo de música. Autodidata, aprendeu a ler e a tocar flauta e sax. Ingressa em 1986 no Konservatorium Franz Schubert em Viena, Áustria. Na Europa (onde viveu por quase 10 anos), apresentou-se com inúmeros músicos em festivais pelo continente. Idealizada e concebida por Letieres Leite em 2006, a Orkestra Rumpilezz é uma orquestra de percussão e sopros na qual é atribuída à ancestral música baiana uma roupagem harmônica moderna. É também o cartão de visitas das ideias do maestro, que visa ampliar e difundir a música e conceitos concebidos pela Orkestra através da sua metodologia de ensino. Em 2009, Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz lançaram o seu álbum de estréia, homônimo ao grupo e vencedor do Prêmio da Música Brasileira 2010 como Revelação do Ano e Melhor Grupo Instrumental e do Prêmio Bravo! 2010 de Melhor Álbum Popular. Em 2011, a Orkestra realizou duas grandes turnês em solo nacional, e foi o único integrante brasileiro a se apresentar no palco principal do conceituado BMW Jazz Festival, além de ter sido uma das atrações do festival Rock in Rio. No mesmo ano, Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz alçaram o primeiro voo do trabalho musical para a Europa, onde realizaram apresentações na Bélgica, Holanda e Áustria.